Introdução

Com o atual cenário econômico do país, muitas empresas estão passando por situações complexas em relação à parte financeira. É bem verdade que a crise gerada em razão da pandemia da Covid-19 impactou de forma negativa a receita das organizações, com isso, os empreendedores passaram a tomar decisões que viessem a reduzir os impactos causados e tentar seguir adiante com o desenvolvimento de suas atividades.

Mas para você que precisa de um auxílio para resgatar a sua empresa de um possível declínio, listamos abaixo 5 dicas essenciais para recuperar o seu negócio:

Analise porque a sua empresa está passando por problemas financeiros

Identifique os eventos que ocorreram nos últimos seis meses e avalie quais foram os gastos, lucros e quanto há no caixa atualmente. É importante realizar comparações com a receita antes e após o período de pandemia, desse modo, você poderá ter uma noção completa do quanto o seu caixa impactou nos dois períodos.

Elimine gastos desnecessários

É essencial que a sua empresa não acumule despesas que não venham dar um retorno positivo. Copos descartáveis, papel e materiais de escritórios, por exemplo, podem ser substituídos por itens que não venham a ter um consumo maior. Contas como água, eletricidade e telefone se possível, economizar é a melhor solução nesse momento.

Renegocie as suas dívidas

Se está com alguma dívida pendente, analise qual a melhor maneira de acertar os valores entrando em um consenso com quem você está endividado. Determine prazos nos quais ambas as partes sairão em vantagem, sem haver contratempos.

Elabore um planejamento do seu orçamento futuro

Gerir a parte financeira de sua empresa pode ser um trabalho árduo, principalmente no momento atual. Pensando no futuro do seu caixa, é necessário que você como empresário compreenda o seu orçamento e obtenha uma margem de lucro definida. Após realizar esse processo, você irá obter resultados satisfatórios, e não passará por problemas como o dessa crise.

Tenha um plano B

Não siga em frente trabalhando apenas com uma única ideia, é importante você ter outras alternativas se algo der errado. Correr riscos não é favorável nesse momento, por isso, dê preferência à outras opções, para não prejudicar o seu planejamento financeiro.

Saídas estratégicas exigem decisões importantes para o seu negócio continuar evoluindo como, por exemplo, ter mais de um fornecedor, optar por mais de uma modalidade de serviço (de acordo com o âmbito empresarial) e buscar diversificar os meios de vendas.

 

Um plano de negócios eficaz para sua empresa

 

Faça uma pesquisa de mercado

Analise o seu público-alvo, e examine qual o espaço que se adapta melhor para a venda do seu produto. Conhecer as principais características do segmento no qual você atua, é primordial para a prospecção de clientes. Público-alvo, custos fixos, fornecedores, concorrência, pontos de vendas e outros detalhes, são os principais aspectos que precisam ser verificados.

Observe quais são as exigências do seu público

Com a pandemia generalizada, o consumo dos clientes através da internet intensificou, o que chamamos de e-commerce. Com isso, é necessário averiguar qual o comportamento desses clientes e qual plataforma eles utilizam para procurar pelo seu produto ou serviço. Mas lembre-se: a pandemia apenas fortaleceu as vendas online, ou seja, o cliente não necessariamente estará à procura da sua mercadoria através da internet.

Saiba qual é a sua concorrência

Descobrir quem está no mesmo segmento que você é importante para o mundo dos negócios, um dos pontos mais estratégicos é observar o que o seu concorrente proporciona ao consumidor. Tendo essa análise em mente você poderá elaborar um planejamento estratégico eficaz, buscando o reconhecimento no mercado e trazendo esse consumidor para mais próximo de sua empresa.

Avalie um diferencial para implantar no seu negócio

Após a verificação do que o seu concorrente oferece ao consumidor, reflita em algo inovador que está em falta para o cliente, ou seja, algo que ainda não foi criado e que vai beneficiá-lo de alguma maneira. Essa pode ser a principal “válvula de escape” para sair da crise.

Programe-se para eventuais casos

Desenvolva o planejamento atento à possíveis cenários positivos e negativos. Quanto mais o empreendedor pregar cautela em suas ações, mais preparado estará para os obstáculos que vierem.

Calcule investimentos

Talvez o momento não seja ideal para pensar em investimentos, mas elaborar um planejamento para isso não irá influenciar no seu caixa. Existem saídas viáveis que podem ser importantes e que podem trazer grandes resultados no futuro. Pense no que a sua empresa pode desenvolver no atual momento, posteriormente, se em um curto prazo gerar resultados positivos, continue investindo. Essa pode ser mais uma estratégia fundamental para fugir da crise.

Não deixe a tecnologia de lado

A pandemia nos mostrou que a tecnologia é essencial para o nosso dia a dia. As empresas que prestam serviços passaram a anexar documentos e informações importantes em nuvem, e as que vendem produtos passaram a aplicar suas vendas através da internet. Se você trabalha com uma dessas opções em seu negócio, com certeza, o impacto negativo foi menor.

Analise quais ações trouxeram mais resultados

Identifique qual foi o desempenho das estratégias que você colocou em prática, e se todos os objetivos traçados foram atingidos.

Evite copiar planos de negócios que já existem

O seu plano de negócios dever ser único! Evite observar planejamentos de outras empresas para criar o seu. Todos os negócios têm as suas metas, valores, contratações e investimentos exclusivos, portanto, reúna as suas ações e desenvolva o seu próprio plano.

Aceite o auxílio de um especialista

Contar com profissionais especializados em gestão financeira, contabilidade ou administração, pode ser uma boa opção para ajudar você a reestruturar o seu caixa.

Conclusão

Você tem várias soluções para conseguir sair dessa crise com êxito, basta seguir as nossas dicas e adequá-las ao seu plano de negócios.

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