Fluxo de caixa instantâneo e gestão fiscal na pandemia

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Introdução

Com a pandemia se agravando cada vez mais no país, a economia também vem sofrendo impactos e alterações que exigem atenção redobrada. Sendo assim, o serviço de revisão tributária nesse momento passa a ser primordial nas empresas, já que reduzir os custos é a válvula de escape no atual momento.

É um desafio para os empreendedores controlar o estresse sem deixar que tenha um impacto direto nos negócios. Algumas empresas, mesmo com a crise, ainda buscam crescer ainda mais visando a lucratividade, porém, esse processo é visto como uma tarefa difícil. O Brasil está vivendo um alarde em sua economia, várias mudanças ocorrem continuamente na legislação e a agenda de reformas que ocorrem no Congresso traz muitas dúvidas aos empresários.

Devido a essas mudanças que ocorrem, muitas empresas acabam pagando impostos que não estão de acordo com o seu patamar, o que se torna mais perigoso no cenário atual. Com isso, a dica essencial para essas empresas é intensificar os serviços de consultoria, para diminuir o custo e aumentar a receita.

Organização financeira.

Prezar pela organização é fundamental. Muitas empresas utilizam do recurso de anexar em planilhas todos as suas ações financeiras, porém, não conseguem observar os gastos e nem quais serviços trouxeram lucratividade para o seu negócio. Abaixo listamos um exemplo que aponta os processos de uma boa gestão financeira:

Estabeleça uma periodicidade para manter o controle financeiro

Determine um período para analisar o seu fluxo de caixa, escolha entre dia, semana, quinzena ou mês. Não estabeleça períodos longos, pois isso pode ser prejudicial para fazer o gerenciamento dos consumos do seu negócio.

Determine um método para identificar receitas e despesas

Para facilitar e diferenciar o faturamento dos gastos, elabore uma tabela com cores diferentes para cada um dos aspectos, assim, você poderá ter um equilíbrio favorável do seu fluxo de caixa.

Verifique movimentações financeiras por período

Faça a separação de despesas e receitas com prazo “x” daquelas que tem um prazo “y”, desse modo, ao fazer essa distribuição, os pagamentos ou recebimentos futuros ficam mais fáceis de serem monitorados.

Faça o agendamento de contas a pagar

As despesas que são padrões todos os meses como internet, água e energia elétrica podem ser registradas em uma planilha de contas a pagar. Sendo assim, é importante separar a estimativa dos valores que são pagos todos os meses e deixar esse dinheiro reservado para essas ocasiões.

Faça o agendamento de contas a receber

Se o seu negócio estiver ligado ao ramo de vendas de produtos ou serviços de forma parcelada ou pagamento a prazo, realize o lançamento das contas a receber para os próximos meses, assim, o seu saldo futuro contemplará o dinheiro que irá entrar no caixa da empresa.

Elabore centro de custos

Para reunir todas as despesas da empresa, crie um centro de custos. Antes, defina quais são os departamentos que compõem a sua organização e analise em qual deles o seu dinheiro está sendo mais bem estruturado.

Elabore centro de lucros

O mesmo processo que ocorre nos centros de custos também acontece nos centros de lucros, porém, nesse caso há a obtenção de receitas através de projetos, produtos, serviços, dentre outros. Agrupando essas receitas, o empreendedor saberá por onde estará recebendo o seu dinheiro.

Conclusão.

Essas ações financeiras incluem receitas, despesas e centros de custos/lucros. Para estabelecer uma boa organização financeira dessas ações, o uso de ferramentas como software financeiro ou a criação de planilhas pode ser essencial. Adotando essas ferramentas e seguindo todos os processos citados acima, a chance de sua empresa alcançar o padrão de Organização Financeira é grande.

Escrito por:Resulte Contabilidade

A Resulte Contabilidade é uma empresa que tem como compromisso ofertar um serviço contábil de qualidade para o empreendedor, contamos com uma equipe qualificada no intuito de reduzir os gastos e aumentar a lucratividade das empresas.